domingo, 8 de novembro de 2009

CONTE SEU SEGREDO

As minhas experiências como pessoa e analista junguiana me fizeram perceber que as pessoas ficam presas pelo sentimento de “minha culpa”. Trata-se de segredos guardados e muito bem guardados que julgamos erroneamente serem de tal modo incompatíveis com a opinião pública que se revelados poderiam causar um “você não vale a pena”, “você é um ou uma...”.

De certo para alguns a revelação de um segredo viria de encontro a uma mudança significativa no modo de olhar àquele que o revela. Pessoas mais conscientes olhariam para essa revelação com olhos de compaixão, com naturalidade, o que poderia ajudar a encontrar uma saída para o tal problema. Na maioria das vezes o segredo guardado não passa de uma pequena falha que tomou, através da fantasia, um enorme vulto que o portador dele se fecha, resultando disso outras dificuldades cuja explicação, conscientização está no fato de deixar de ser egoísta e revelar seu segredo. Sim, egoísta. Generosidade se daria, em primeiro lugar, consigo mesmo na busca de solução para sua inquietação.
É como o som incessante de uma gota que sai de uma torneira e vai se tornando cada vez mais barulhenta. A quantidade pode ser a mesma, mas, para nós vai ganhando intensidade. Talvez a solução aqui seja simplesmente trocar a borrachinha que veda a passagem dessa água quando ela estiver fechada. Será que o seu segredo é uma gota de água????

As pessoas dizem: Ah! Se eu contar vou prejudicar alguém. Bem, pode até ser, mas, será que prejudicar é a palavra mais adequada? Talvez neste contexto possa ser o medo de perder o olhar de uma admiração falsa que recebe. O revelar colhe aproximações como separações. As aproximações de pessoas que nutrem um sentimento amoroso para com o outro e separações para aqueles que já não faziam parte de nossas vidas, mas, que egoisticamente, as mantemos junto, sem lhes dar a oportunidade de lutar com seus próprios fantasmas.

ENTÃO, QUE TAL VOCÊ EXPERIMENTAR CONTAR O SEU SEGREDO?????

Nenhum comentário:

Postar um comentário