domingo, 28 de julho de 2013

EMANCIPAÇÃO - RESULTADO DE UMA LIBERTAÇÃO

Em psicanálise, um dos entendimentos por parte do analisando é a luta contra o que representa a mãe e depois o pai. A partir do momento do nascimento o indivíduo, até mais ou menos 07 anos, passa a receber as orientações da mãe do que pode ou não pode ser, ter e fazer. Em seguida, vem as críticas dele em relação ao que está recebendo dessa mãe e ele vai ao encontro do pai, que por ter seus medos e inseguranças, passa a fazer o mesmo que a mãe. E assim, esse indivíduo que ainda não o é chega ao status de adulto.

Quando adulto, mesmo não convivendo mais com os seus pais, ainda vê a mesmas orientações através de outras pessoas sobre as quais ele projeta a autoridade deles. Como exemplo, temos a interferência no que ele deve ou não cursar na faculdade, trabalhar ou não em uma empresa, comprar algo, namorar ou casar com alguém, educar os filhos e outras.

Normal  !?!  Normal, até certo ponto, já que a criança ainda não tem condições para decisões.  Ela está em formação de sua personalidade. Porém, existem casos de crianças que não tiveram essas orientações, enquanto pequenas, o que resulta daí, adolescentes e adultos que vemos por aí cometendo atrocidades.

A emancipação do adulto está em tomar suas próprias decisões e arcar com as consequências boas e más. Só, então, esse indivíduo poderá experenciar, aprender e apreender sobre sua disponibilidade para a Vida. Viver as experiências de outros e, portanto, protegido não leva o indivíduo ao autoconhecimento, muito pelo contrário, ele vive uma vida sem sentido, cercado de inseguranças e insatisfeito. Ele vive numa prisão sem
saber.

Elizabeth Sartori
Psicanalista

Atendimento na Zona Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário