sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O MAL SE ALIMENTA DE...



Liguei a TV e fui ver o que tinha na programação daquela noite. Pára aqui, pára alí e então, vi uma cena na qual um Titã dizia que ele se alimentava do medo, o que me chamou a atenção. Não podia deixar de refletir sobre essa fala. Era inevitável.

A palavra Titã vêm do latim Titan, que por sua vez tem origem do grego Τιτάν, Ti-tan. Para James Hastings, esta palavra em etimologia popular vem de títaks, "rei" e titéne, "rainha. Esta hipótese parece mais clara e adequada às funções dos violentos titãs no mito grego, que passou a ter o sentido de "pessoa ou coisa de grande tamanho" . Seriam divindades primitivas, talvez de remota origem oriental, ligadas a ritos agrários. Sua vinculação aos elementos primários da natureza parece confirmada por uma lenda órfica posterior, que atribui aos titãs a origem da parte terrestre, ou material, dos seres humanos.

No meu entender o “indivíduo titã” não só se alimenta do medo do outro, mas de suas culpas, inferioridades, sentimentos de rejeição, vergonhas, covardia e outros sentimentos de origem primitiva.  

Se considerarmos que o Titã é “pessoa ou coisa de grande tamanho”, o “indivíduo titã”, que tem por característica principal o poder, olha o outro como ser inferior, apesar de ele ser mais frágil do que nós pressupomos, pois esconde um ponto frágil em sua personalidade que não pode aparecer.

Você consegue olhar e reconhecer seu lado Titã?
Será que você o camufla com o seu lado deus-herói?

Elizabeth Sartori
Psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário