sexta-feira, 3 de julho de 2009

Sincronicidade

Ao contrário de Newton que separava espaço do tempo, Einstein com a Teoria da Relatividade mostrou que existe uma relação profunda entre espaço e tempo, considerando que estes fenômenos são UM SÓ e que tem a ver com a velocidade da luz. No entanto, nós, os seres humanos somos lentos para perceber esse UM SÓ. Por conta dessa lentidão temos uma visão míope do TODO. Consideramos um pequeno flash de luz como a descoberta das descobertas sobre o que nos cerca, inclusive sobre nós mesmos.

Jung, com base na teoria de Einstein, nos presenteou com o que chamou de SINCRONICIDADE que é a relatividade do tempo e do espaço condicionada psiquicamente, envolvendo fenômenos físicos e não físicos, significativos uns aos outros. Por sincronicidade entende-se a simultaneidade de um estado psíquico com vários acontecimentos.

Esses acontecimentos podem ser mais significativos quando nós estamos em "Abaissement du niveau mental". Neste este estado psíquico nos disponibilizamos para que conteúdos do inconsciente aflorem à consciência sob a forma de imagens. Deixamos, portanto, o ego inerte e receptivo ao que o nosso Eu interior quer que saibamos e sobre o que quer que reflitamos. A partir do entendimento das imagens tomamos consciência dos acontencimentos que estavam presentes, mas que não víamos. Há porém de ressaltar que as vezes é preciso aceitar que algumas coincidências são apenas sinais que vão indicando em que direção está o ponto de chegada.

Para um evento sincronístico, uma coincidência significativa a pergunta é:

PRA QUE??????
Por: Elizabeth Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário