quinta-feira, 26 de novembro de 2015

DEPRESSÃO


DEPRESSÃO

1.     O que é a depressão?
É um estado emocional que traz uma alteração de humor na forma de melancolia que reduz a estima por si próprio e por vezes há necessidade de autopunição. A depressão se instala na vida de uma pessoa e a torna incapaz de reagir ou de ter um comportamento normal ou habitual.
Estar em depressão é fundamentalmente compreendido como um entrar no silêncio e no vazio na busca do pote de ouro no final do arco íris.

2.     Podemos dizer que a pessoa deprimida está em estado de tristeza?
Não. Existe uma diferença entre tristeza e melancolia.
A tristeza se instala em resposta a alguma lembrança que teve um significado importante na vida da pessoa ou por algum evento ruim, como falta de dinheiro, perda de algo, etc. Na tristeza a pessoa segue com seus relacionamentos afetivos, compromissos sociais e com o seu trabalho. Ela consegue reagir e encontrar motivação para superar as dificuldades, ou seja, mantem a esperança.
Já a pessoa quando está melancólica não sabe o que perdeu. A perda é vivida pelo ego para preservar o objeto da perda, é como se tivesse perdido seu próprio eu. É como se a pessoa estivesse diante de um espelho, no qual não houvesse nenhuma imagem. O Eu não existe.

3.     Como vive uma pessoa depressiva?
Vivem sob a ameaça de uma catástrofe e não tem forças para agir. Se sente paralisada diante do caminhar da vida.

4.     Quais são as causas que levam a depressão?
São várias as causas, dentre elas:
. Infarto
. avc
. tumores cerebrais
. doenças endócrinas e neurológicas
. câncer
. disfunções hormonais
. uso, abuso e dependência de drogas ou medicamentos, como cocaína, álcool, maconha, crack, corticoides, remédios para pressão alta ou labirintite
. estresse com impacto agudo na vida da pessoa ou estresse continuado ao longo do tempo
. inconsciência de suas habilidades para resolver ou encontrar soluções para novas situações


5.     Quais são os sintomas que acompanham a depressão?
. Falta de motivação
. Falta de iniciativa
. Apatia
. Insegurança
. Baixa autoestima
. Pessimismo
. Ansiedade
. Angústia
. Aumento dou diminuição de apetite ou de sono
. Falta de energia
. Dores vagas pelo corpo.

6.     Como identificar que está com depressão?
A pessoa nem sempre percebe que está em depressão e trata os sintomas como algo passageiro. As pessoas que a cercam podem acreditar que o depressivo está com preguiça, que não tem vontade, que é falta de caráter ou de personalidade. Os profissionais da saúde, entendem que uma pessoa em estado depressivo apresenta cinco ou mais sintomas, durante um período de mais de duas semanas mencionados pela própria pessoa ou por terceiros.

7.     Quais são as consequências que podem resultar da depressão?
. Perda de emprego
. Afastamento dos amigos
. Discussões e conflitos de relacionamento interpessoal.

8.     Como a família pode ver uma pessoa depressiva?
A família pode, por falta de conhecimento, prejudicar ainda mais a pessoa que tem um quadro depressivo por ter pensamentos e dizeres preconceituosos como: é frescura, desleixo, falta esforço, entre outros. 

9.     A depressão pode acontecer na vida de uma pessoa mais de uma vez? Qual a sua frequência?
Sim. Cerca de 60% das pessoas que sofreram de depressão voltam a tê-la novamente em suas vidas. No entanto, as estatísticas mostram que nos homens as depressões são mais frequentes aos 40 anos e nas mulheres acontecem um pouco mais cedo, pois são indícios de das mudanças que começam no inconsciente. Traços desaparecidos desde a infância podem voltar à tona, pode ser que antigas inclinações e interesses comecem a diminuir dando lugar aos novos interesses, para promover as mudanças que gerarão uma nova personalidade, uma personalidade madura, mas a cegueira faz com que os princípios de ordem moral comecem a endurecer-se o que pode levar a pessoa ao fanatismo e intolerância por receio de mudar sua postura moral já estabelecida e então, a depressão continuará fazendo seu papel até que a pessoa consiga aceitar uma nova maneira de ser.

10.                       Que tipo de pessoas estão mais sujeitas a estados depressivos?
Pessoas que ficam privadas do sono, por trabalhos noturnos, pessoas que trocam o dia pela noite, pessoas que trabalham em locais insalubres, pessoas sobrecarregadas de tarefas, abuso de substâncias como álcool, cafeína, estimulantes (remédios para emagrecer, entre outros). Pessoas que não aceitam mudanças, que sequer querem considera-las.

11.                       Como prevenir a depressão?

Ter uma vida saudável, com momentos de lazer, descanso, atividade produtiva, dormir bem, exercitar-se fisicamente e, principalmente buscar o autoconhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário