quarta-feira, 11 de novembro de 2015

ESTRESSE - O mau dos novos tempos



ESTRESSE – O Mau dos novos tempos
O instinto é natural:
Cada qual para o que merece
Cada qual com seu estresse
Seus modos de afagar
Outros a molestar.
Quando um nasce para briga
E outro vive de intriga,
Têm ainda outro a revogar.
Um vive de engano
Iludindo o coração
Outro opta ao fato;
Mas de tamanha sinceridade
Deve-se muito o perdão
Um com medo da selva
Outro teme a urbanização.
Um voando alto
Outro preso na relva
E relva presa no chão.
Um querendo satisfação
Outro buscando verdade.
Um: amigos
Outro: solidão
Um: simplicidade
Outro: complicação
Um: pouca idade
Outro: ancião
Um mora na cidade
E outro habita no sertão.

A palavra estresse, em si, quer dizer “pressão”, “insistência” e estar estressado quer dizer “estar sob pressão” ou estar sob a ação de um estímulo insistente.

1.   Quais os sintomas do estresse?
Você já se viu sem motivo aparente com dor de cabeça, noite mal dormida, irritação, cansaço, falta de concentração, tem tensão muscular, problemas gastrointestinais, e ainda mais, começa a ter distúrbios psíquicos como depressão, pânico, pensamentos confusos, esquecimentos, pois bem, estes são alguns dos sintomas que mostram que você pode estar estressada. Podem acontecer devido a eventos únicos, como, separações, perdas, problemas familiares, dificuldades econômicas, maus-tratos, violência que colocam as pessoas em constante estado de alerta contra as possíveis ameaças.

É a perda de algo desejado ou o impedimento de fazer algo que deseja sem apoio ou recursos para a realização e ainda tendo que lidar com críticas ou exigências que a própria pessoa se faz ou com a de outras pessoas.

2.   Então, o que é estresse?
É um estado do organismo tanto físico quanto psíquico que chegou ao limite sem você se dar conta e que exigem uma adaptação à uma nova condição de vida.  Pensemos no seguinte. Imagine uma bexiga, você vai enchendo, enchendo e a borracha vai esticando, esticando até que em determinado momento ela explode. Assim é com o nosso corpo físico e mental.

Por exemplo: você toma vários cafezinhos por dia, se alimenta muito mau e tem tido contrariedades constantes. É possível que você chegue a ter um problema gastrointestinal. Essa doença pode ser a manifestação somática do quanto você foi se estressando ao longo de um determinado período.
O estresse perturba o equilíbrio natural do ser, leva ao desconforto e intensifica para as pessoas que já tem uma predisposição para entrar naquele estado, por exemplo, uma gastrite.

3.   Como se perceber com estresse?
Para se perceber estressado(a) é necessário que a adrenalina diminua e, então fazer uma análise das ocorrências do dia ou do período, aquelas que deixaram a adrenalina aumentar. A partir dessa reflexão pode-se notar os sintomas mencionados anteriormente e assim se reestabelecer pois, a consciência é o caminho para a solução.

4.   Todas as pessoas ficam estressadas pelas mesmas situações?
Os sintomas e suas repercussões se diferenciarão de acordo com a interpretação e o significado atribuído ao elemento estressor, levando-se em conta a vulnerabilidade de cada pessoa.


5.   Como e quais os ambientes que podem nos causar o estresse?
Certa vez eu assisti a um programa de televisão e ouvi que a mente dos homens funcionam com caixinhas. Eles têm em sua mente a caixinha do trabalho, do patrão, a da família, a da esposa, a do sexo, a dos filhos, do físico, do dinheiro, etc. e que quando uma delas estava aberta, as outras estavam fechadas e isso fazia deles péssimos ouvintes quando se tratava de uma caixinha fechada.

Pensemos que todos nós, homens e mulheres, tenhamos essas tais caixinhas e o quanto cada uma delas consome nossa energia ao longo de um tempo.

 Se for a profissão: assim que o jovem está pronto para escolher uma faculdade pensa várias possibilidades, mas ele ainda é imaturo e não tem experiência para escolher algo segundo sua verdadeira vocação, seu dom, porque não se conhece, então escolhe a faculdade da moda, ou a que dará chances para receber um ótimo salário, se forma, às vezes, “aos trancos e barrancos”, vai ao mercado de trabalho e pronto! Não é o que gosta, que sente prazer, mas como investiu tempo e dinheiro para se formar continua lá, naquilo de que não gosta, aí começa a ter medo de não conseguir uma nova colocação, se frustra, etc.

6.   Então, quer dizer que nos auto impomos algo?
Quase sempre, dei o exemplo do estresse profissional onde a pessoa tenta cumprir todas as exigências que lhe são pedidas claramente ou não como:  ser criativo, comunicativo, concentrado, saber ouvir e se colocar, crescer, ter responsabilidades, tolerância. Estar pronto para se entregar de corpo e alma à empresa.

Vejamos nos relacionamentos. Os relacionamentos nos ajudam a nos conhecer e a crescer enquanto indivíduos, porém é muito difícil porque geramos expectativas.  Ora se nós não nos conhecemos como iremos conhecer com quem nos relacionamos? O que fazemos é usar o nosso medidor chamado “ACHÔMETRO”, não é mesmo?

Porque vivemos a ilusão de achar que recebemos uma resposta errada às nossas intenções vamos tentando e vamos nos frustrando a ponto de deixar a nossa bexiga estourar o que nos causa medo e revolta. Tentamos outra vez, e mais uma vez porque supomos que estamos errando, e aí vem uma série de características nossas sobre as quais vamos dando valor negativo como beleza, inteligência, etc.

7.   Como lidar com o estresse?
Só com uma análise consciente do que sentimos e do que pensamos é possível lidarmos com o estresse, porém na maioria das vezes precisamos de uma pessoa que possa nos auxiliar como um psicanalista, por exemplo, para identificarmos o estresse e mudar nosso modo de ver aquilo que nos cerca e que aparentemente nos é necessário.


ELIZABETH SARTORI
Psicanalista e Analista Junguiana (Psicologia Analítica)
Cel.: (11) 9.9218-2418
Atendimentos na: Zona Sul – Vila Mariana

                                Zona Norte - Tucuruvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário