quinta-feira, 6 de outubro de 2016

NOSSA SOCIEDADE – UMA SOCIEDADE DE ZUMBIS

É lamentável constatar que as pessoas estão se transformando em zumbis. Fico indignada com a atitude de alguns médicos que se arrogando o direito do saber diagnosticam as pessoas com depressão, com transtorno de ansiedade, bipolaridade, etc... e o pior que isso está acontecendo com médicos que nem se quer são psiquiatras.

Há algum tempo atrás fui a um ortopedista com a queixa de dores no braço. Sentia fortes dores devido a uma tendinite. Sua primeira atitude foi me receitar um antidepressivo e um outro remédio para acalmar as dores que também tinha efeito relaxante. As dores eram tantas que nem sequer li a bula. Tomei à noite segundo a recomendação do tal médico. No dia seguinte não pude sair da cama porque eu estava fora de mim, não tinha condições de andar, de dirigir  e, então, fiquei na cama até mais ou menos meio dia, quando finalmente, consegui me levantar e lentamente fazer alguma coisa. Fui ler a bula e vi que se tratava de um “sossega leão”. Imaginem se eu ingenuamente e acreditando na figura desse pai (médico) continuasse com a ingestão desses remédios. Nem preciso dizer que eu não conseguiria mais produzir e me tornaria mais uma das pessoas do grupo de “inúteis”.

Comecei então a prestar atenção à minha volta e olha só que desgraça! Muita gente vem sendo diagnosticada e “tratada” com remédios dessa linha.

Recentemente uma menina de 18 anos que trabalha, uma menina tímida, que está deprimida resolveu ir ao médico para falar de seu problema e adivinha o que aconteceu? Ele lhe receitou um antidepressivo. Ela agora faz parte do grupo dos zumbis. Sabe quando ela irá poder parar com esse remédio? N U N C A!!!

Eu como psicanalista, entendo que boa parte das queixas poderiam ser tratadas pelo autoconhecimento. É duro! É. É um ato corajoso, podem acreditar, mas o autoconhecimento dá ao ser humano uma firmeza para resolver o que lhe atormenta.

Entendo, por exemplo, que a depressão não é uma doença. Ela é uma regressão da energia psíquica para um aspecto infantil que precisa ser significado e quanto mais resistente for o indivíduo, mais ela faz força na tentativa de se esclarecer, daí o nome de “depressão profunda”.

Quantos jovens tem por aí, neste exato momento, largados, improdutivos, sem forças, sem motivação, entregues à mercê daqueles que se consideram “deuses”.  Esses “deuses” que se aliam aos laboratórios em benefício próprio.


Que desrespeito com a humanidade! Que falta de ética!

3 comentários:

  1. Muito facíl comentar sobre isso não tendo depressão e ser bipolar... Tem realmente usar medicamentos, a terapia ajuda mas conciliando os 2.So quem desceu ao inferno sabe a dor como é. São doenças e precisa ser tratada como tal..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Tania, parece-me que este post lhe afetou.
      Peço a você que releia, principalmente o primeiro parágrafo.
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir