segunda-feira, 8 de junho de 2015

DOM OU MENTIRA?

A verbalização daquilo que é feito tem dois efeitos:
 -Rouba dos deuses a ciência do dom.
Instala uma dinâmica para enxergar o roubo divino.

O indivíduo pode ter um dom, mas não pode se apossar dele porque tem uma premissa. Se se apoderar do dom, o indivíduo fracassa na busca da emoção deste dom. Se ele tiver uma virtude, então é um empossado, mas se não tiver será uma farsa.

Qual a meta do desejo? Falar sobre essa meta leva o indivíduo a entender o que está simulando diante do desejo e não será um dom se ele tiver uma ideia de posse, se ele não tiver um sentimento de agalma, uma vez que o desejo não pode ser satisfeito porque não tem dom, ele é o elemento da falta, é só instinto.

Qual a consciência que estamos simulando? Mediante o desejo, o indivíduo simula uma perspectiva de gozo.

“Lacan diz que o gozo comporta uma corporização significante, ele indica que não há outro jeito de abordá-lo, senão pela mediação da linguagem. O significante seria a própria causa material do gozo, pois não se poderia abordar nenhuma parte do corpo se o Outro (com O maiúsculo = ser divino) não o simbolizasse. É a simbolização pela qual o corpo advém no gozo que pode ser chamada de sexuação e que não acontece de forma simétrica no homem e na mulher.” (Fábio Santos Bispo)

O Banquete de Platão é a técnica de Lacan. O Lacan não necessariamente devolve para o cliente, ele deixa falar para construir porque ele entende que não se educa a virtude.

Quando um indivíduo nasce, ele é criado pelos pais e recebe deles todas as informações, modo de ser, de se comportar, de pensar... portanto ele é falso a partir do que aprendeu com eles e é uma ilusão pensar que está fazendo o certo. Se não achar o dom, o indivíduo fica tomado em maior ou menor grau pelos instintos que não levam a Polis (cultura).

A mentira é um recurso de imitação, não é enganar o outro, é legítima, pois o indivíduo pode usar da mentira para se adaptar em sobreviver, para criar um sistema histérico de adaptação para que o outro o veja. Ex.: Os herdeiros são depressivos porque não há o dom.O dom não é algo que se possa tomar para si como se fosse um objeto e se acontecer de o indivíduo fazer algo além do normal para se apoderar dele, fracassará na emoção e enquanto reclamar que quer porque quer, ele não alcançará o objetivo.

Em todas as relações transferenciais existe um psicanalista, por isso, que todos os indivíduos são possessivos, como um casal que se separa e encontra num outro parceiro algo diferente do que tinha com o anterior. Comportamento X com o anterior e Y com a outra pessoa por causa do SupostoSaber, mas ambos tinham algo a oferecer, um SuspostoSaber.

Como a mulher se tornou agalma? Os primeiros agalmas eram os animais devido ao perigo (periculosidade). O indivíduo matava um animal valioso e o oferecia aos deuses e ao matá-lo tinha o poder do animal. Depois foi a ferramenta (espada, escudo, elmo...).  O indivíduo neste caso é valioso por ter objetos valiosos e importantes para caçar e se defender. O homem precisa da mulher para amadurecer seu ponto de vista, pois na intervenção feminina, o sacrifício é a emoção. Homem que mantêm uma mulher ignorante, é um homem selvagem assim como aquele que não a tem.


Qualquer projeto é um ensaio, uma simulação de algo que culmina no dom e é preciso um alinhamento. Ajustando a realidade, porém, com a consciência do que está fazendo dá o caminho para o novo passo. Um encontro está aliado ao outro e é o feminino que costura, pois feminino é natureza e não pode ser controlado. No banquete há um homem que se engasga dando a vez de falar ao outro. Esse é um recuo porque ele ainda não tem a vez para falar. E como saber se esse projeto dará resultado satisfatório? Só com o sentimento do dom é possível saber.

Psicanalise
Atendimentos na Zona Sul e Zona Norte
beth.psicanalista@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário