segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Dizer e dito - O Imaginário

As pessoas podem achar que estão sendo roubadas porque o que foi dito contem um roubo daquilo que eu sou e que não foi dito. A posição do masculino é sempre uma posição de quem está sendo roubado. O falo (poder gerador, representação de completude, do não sentimento da falta) é um ter e quem tem, pode. A mulher não tem o falo e ela gostaria de ter, mas ela é um ser desejante porque tem a energia da motivação.

“Lacan esclarece que essa suposição do corpo como uma substância gozante advém daquilo que sobre ele o sujeito não consegue dizer. Dessa maneira, o ser permaneceria um “fato do dito”. Tudo o que o processo de análise demonstraria é que “há relação de ser que não se pode saber”, que, mesmo permanecendo impossível de se escrever, o ser é “interdito, ele é dito entre palavras, entre linhas.” Lacan 1972

A criança entende que existe a partir do olhar do outro sendo que esse olhar é de “si para si”. Ela acha que deseja o imaginário. Por ex.: carro, a casa, resolver um problema. Quando o masculino entende que quer solucionar no para si alguém lhe rouba e ao achar que falta para o outro, falta para si. Quando esse “objeto a” (a letra "a" em minúsculo qualifica uma alteridade, alguma coisa que está para além do sujeito desejante, que ele quer para si e que nunca é alcançado) se instala como função psíquica compensatória, é preciso procurar responder sempre quem é esse “outro” que se coloca no lugar do meu desejo, pois acha que este desejo do outro para si é um desejo para si. Ele acha que vai realizar o desejo do outro e o desejo é dele mesmo, como no caso da mulher que tem a vontade e o homem arquetipicamente, tem o falo para satisfazê-la nas suas insatisfações. É preciso dizer para gerar a falta, pois qualquer história está de si para si, como falta.

Quem não existe?
O SujeitoSupostoSaber (aquele que sabe o que é melhor para o outro).

É comum condenar uma pessoa, fui roubado, fui abandonado, não tenho atenção. Tudo começa com a metáfora, com a falta. A falta é natural no ser humano para desejar que é coberta através da metáfora.
Ex. Homem diz ter medo de casar com mulheres feias. O que ele tem medo é de se casar porque todas as mulheres para ele são feias.

Entende-se que todas as motivações são para atender esse outro (outro com o minúsculo é qualquer um que terá seu desejo atendido pelo indivíduo). Um indivíduo só existe como tal porque os outros o veem assim. Esses outros vêm na sua direção para solucionar sua falta. A motivação do indivíduo não está no seu ego e por isso ele quererá e entenderá a necessidade de elaborar se não houver motivos inconscientes que o impeçam. O motivo do inconsciente é aquilo que é percebido como objetividade e que é um desejo do outro embora o indivíduo acredite ser um desejo dele.

Tudo o que foi conquistado foi devido a própria subjetividade porque é o indivíduo quem determina o que o outro é para si e que deseja que o outro seja para sua comorbidade. Subjetiva tudo. Ao entender que é um ser subjetivo pode se perguntar por que deseja isso ou aquilo.

Como se constrói contato com o prazer?
Sanando o incômodo. Pode-se sumir com o incômodo e isso não vai adiantar porque ele aparecerá em outro lugar. A partícula “se” mostra que o indivíduo está na subjetividade. Enfrente aquilo que está causando medo falando para você mesmo. Quando conseguir se conscientizar de que está subjetivando o contrário acontecerá.

Quem é que transporta para dizer?
É a fé. É o grande Outro (divino).

Esse grande Outro é que me dá sentido para ser o “outro”.
1º - Discurso inicial -> o indivíduo acha um culpado que pode durar anos.
2º- Sou eu quem decide minha objetividade com a minha subjetividade. Sou o agente da minha angústia.
3º- Um evento escapa da subjetividade do outro que resulta em um debate difícil. O indivíduo e o outro se deparam com um evento que nada está acontecendo e que estão apenas subjetivando.

O que acontece quando espero essa fase?
A compreensão da subjetivação muda completamente a conduta geral.

Quem é que obriga o indivíduo a isso? De onde vem essa ação?
Para enxergar uma nova dimensão, é preciso ser o olho.

Porque o indivíduo faz isso? O que é isso que lhe impede?
Nada é objetivo, se se atrasa, se gosta disso ou daquilo. Instala-se como um observador diferente com um dizer que busca um dizer. Buscando o dizer (o dizer é do inconsciente), o indivíduo se sente mais convocado.

 “O analista está aí para fazer com que o analisando ouça a verdade do que é dito. A linguagem, por natureza, supões que uma palavra queira dizer aproximadamente a mesma coisa para todos. Na prática analítica, no entanto, trata-se de ir além e supor que a mesma palavra signifique algo singularmente para um sujeito e não para outro. É o que Lacan chama de significante. Significante não é exatamente idêntico a palavra. Pode ser uma palavra, é claro, desde que esta represente um sujeito, pois nem todas as palavras representam o sujeito. O que isso quer dizer? Simplesmente que a estória de cada um de nós é marcada por certas palavras que nos foram endereçadas, e que possuem esse valor particular: elas nos identificam, nos singularizam totalmente. Em cada caso, é preciso ouvir a significação específica atrelada a um significante que representa um sujeito.” (Cláudio Pfeil)


Atendimentos na Zona Sul e Zona Norte

e-mail: beth.psicanalista@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário